Saúde Mental e Autoestima: O Poder de uma Imagem Positiva de Si Mesmo

Saúde Mental e Autoestima: O Poder de uma Imagem Positiva de Si Mesmo

A saúde mental e a autoestima são dois aspectos interligados e fundamentais para o bem- estar . A saúde mental refere-se ao estado emocional , psicológico e social de uma pessoa , enquanto a autoestima esta relacionada a percepção e ao valor que uma pessoa atribui para ela mesma . Então podemos dizer que tanto a autoestima quanto a saúde mental influenciam diretamente na forma como vivemos a nossa vida 

De acordo com a psicóloga Gabriela Mansano Ferreira ," Hoje, reconhecemos a importância de falar sobre autocuidado e como ele contribui para a construção da nossa autoestima e cuidado com a autoimagem. Isso se reflete não apenas na alimentação e na prática de esportes, mas também nas escolhas dos produtos que fazem parte da nossa rotina. Investir em produtos que ressoam com nossos valores e identidade, fortalece nossa autoestima, pois estamos em sintonia com aquilo que acreditamos."

A autoestima é, em essência, a avaliação que fazemos de nós mesmos. Essa avaliação deve ser construída de forma individual, e por isso, é importante refletir sobre quais são os nossos melhores valores. O que realmente importa para nós? Quais são nossas conquistas, por menores que sejam? Responder a essas perguntas pode ser um ponto de partida poderoso para melhorar nossa autoimagem.

"Quando a autoestima é fortalecida, ela se torna o combustível que nos impulsiona a sermos melhores em todas as áreas da vida. Caso contrário, podemos nos sentir anulados no trabalho, em casa e nas relações pessoais. A falta de autoestima pode criar um ciclo vicioso de autocrítica e desânimo, dificultando a realização de nossos objetivos e a construção de relacionamentos saudáveis."

Estar bem consigo mesmo é, sem dúvida, um presente que podemos oferecer a nós mesmos. Essa sensação de bem-estar não apenas melhora nossa saúde mental, mas também reflete em nossas interações sociais e profissionais, criando um ambiente mais positivo ao nosso redor.

Ao cultivar uma autoestima saudável, estamos investindo não apenas em nossa própria felicidade, mas também na qualidade de nossas relações. Portanto, lembre-se: o caminho para uma saúde mental robusta e uma autoestima elevada começa com a aceitação e o amor próprio. Valorize quem você é e permita-se brilhar. A jornada pode ser desafiadora, mas o resultado vale a pena.

 

 

Gabriela Mansano Ferreira Psicóloga Clínica CRP: 09/17481